Dilma foca em deputados do Norte e Nordeste em tentativa de barrar impeachment em votação neste domingo
Dilma foca em deputados do Norte e Nordeste em tentativa de barrar impeachment em votação neste domingo
Na véspera da votação do pedido do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, a presidente Dilma Rousseff decidiu focar em deputados federais das regiões Norte e do Nordeste para tentar barrar o seu afastamento.
A presidente passou o sábado (16/4) telefonando para parlamentares das duas regiões na tentativa de recuperar apoios perdidos ou aumentar ausências e abstenções na votação que acontece neste domingo (17/4), em Brasília. O objetivo de conseguir maior vantagem no Norte é tentar evitar um efeito manada a favor do impeachment na votação em plenário, já que os deputados federais da região estão entre os primeiros que se pronunciarão
A estratégia conta com as participações de governadores do Ceará, Piauí, Amapá, Maranhão, Amazonas e Acre, todos de partidos contrários ao afastamento da petista.
No Nordeste, a avaliação é que os parlamentares indecisos seriam mais facilmente convencidos, uma vez a região que garantiu boa votação para a petista na última eleição presidencial.
Se conseguir barrar o impedimento neste domingo (17/4), o governo avalia que será por uma margem bastante apertada, de no máximo 180 votos, ausências ou abstenções. São necessários 172 votos para que o impeachment não ocorra, ou seja, 1/3 dos votos dos deputados. Por outro lado, para que o processo ocorra, são necessários 342 votos, ou seja, 2/3 de um total de 513 deputados.