Centro de Referência LGBT será inaugurado nesta sexta
Centro de Referência LGBT será inaugurado nesta sexta
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) inaugura o Centro Municipal de Referência e Atendimento a LGBT nesta sexta-feira (18/3), às 15h, na Avenida Oceânica, 3.731, Rio Vermelho. A cerimônia contará com a presença do prefeito ACM Neto e a estrutura representa uma importante conquista para o segmento, que passará a contar com toda a estrutura necessária para acolhimento e atendimento de casos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.
O centro oferecerá assistências jurídica, psicológica e social, além de capacitação e suporte necessário para esse público, dando condições para fortalecimento dos LGBTs e resgate da cidadania e direitos sociais. Ou seja, em caso de violência, a vítima é orientada pessoalmente ou por telefone sobre os serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência, assim como apoio jurídico necessário para o tipo de agressão sofrida, seja ela discriminação, violência doméstica, violência sexual e assédios moral e sexual, dentre outras.
O serviço também visa articular os meios que favoreçam a inserção do LGBT no mercado de trabalho, como programas de capacitação para o trabalho e geração de renda, assim como ao retorno à escola, caso seja necessário. O centro pretende, ainda, organizar e manter uma rede de informações básicas, tais como os endereços e nomes dos responsáveis pelos serviços especializados e entidades de apoio e assessoria nos âmbitos municipal e estadual. O atendimento conta com uma equipe interdisciplinar permanente, composta por coordenador, psicólogo e assistentes sociais, além do orientador jurídico e equipe de apoio técnico e administrativo.
As denúncias também poderão ser feitas online, por meio do site do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no endereço http://observatorioracialelgbt.salvador.ba.gov.br/denunciar.