JUSTIÇA FEDERAL: Dono da maior empreiteira do país, Marcelo Odebrecht é condenado a 19 anos e quatro meses de prisão
JUSTIÇA FEDERAL: Dono da maior empreiteira do país, Marcelo Odebrecht é condenado a 19 anos e quatro meses de prisão
O empresário Marcelo Odebrecht foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por crimes envolvendo a Petrobras, investigado pela Operação Lava Jato. A sentença foi dada pela Justiça Federal nesta terça-feira (8/3). Odebrecht foi condenado por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Esta é a primeira condenação de Marcelo Odebrecht. E cabe recurso.
Marcelo Odebrecht foi preso preso em junho de 2015, na 14ª fase da Lava Jato. Até aqui ele não aceitou fazer delação premiada. Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), a Odebrecht, ao lado de outras empreiteiras brasileiras, frustraram licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras federais.
Marcelo Odebrecht tem 47 anos e desde 2008 é presidente da Odebrecht — maior empresa de engenharia da América Latina. Ele sucedeu seu pai Emílio no fim de 2008, após a crise financeira. Sua ascensão coincidiu com o segundo mandato do ex-presidente Lula. Ambos são investigados na Operação Lava Jato. Em 19 de junho do ano passado, o empresário foi preso durante a 14ª fase da operação da PF, denominada de “Erga Omnes” — expressão que significa “todos são iguais perante a lei”.