SEQUESTRO E EXTORSÃO: Policiais Civis são presos acusados de ameaçar comerciantes
SEQUESTRO E EXTORSÃO: Policiais Civis são presos acusados de ameaçar comerciantes
Três policiais civis lotados na 10ª Delegacia Territorial, em Pau da Lima, foram presos na semana passada. Em contato com o Aratu Online, a assessoria da Polícia Civil informou que José Manuel Almeida Rocha Lyra, 47 anos, Renê Ramos Filho, 49, e Luís Ignácio Spínola, 45, sequestravam e extorquiam comerciantes que comercializam cestas básicas na região, popularmente conhecidos como ?mascates?.
O trio abordava as vítimas, que eram obrigadas a entrar na viatura, e lá, eram coagidas com ameaças verbais. O preço da liberdade era o pagamento de propina, o que poderia acontecer em dinheiro, ou através de mercadorias. Eles agiam em Pau da Lime e toda região da Estrada Velha do Aeroporto.
A denúncia foi feita pelos próprios comerciantes, que reconheceram os suspeitos, e investigada pela Corregedoria da Polícia Civil, que confirmou os fatos. Os três tiveram decretada prisão preventiva de 30 dias, e se encontram detidos na sede da entidade, no bairro do Rio Vermelho.
Contra José Manuel, Renê Ramos e Luiz Inácio foi instaurado um inquérito criminal regular, no qual serão apuradas as circunstâncias do crime, e procedimento administrativo, que pode levar à exoneração deles após o fim do processo.
Este não é o primeiro caso de extorsão mediante sequestro envolvendo policiais. No dia 21 de janeiro deste ano, o Aratu Online denunciou o envolvimento de três PMs em crime semelhante. Entre eles estava Lúcio Ferreira de Jesus, 35 anos, que participou da ação que resultou em 12 mortes na Vila Moisés, bairro do Cabula.
LEIA MAIS: ATENTADO CABULA: Às vésperas do caso completar um ano, militar inocentado pelas mortes está preso por sequestro
O grupo, formado por seis pessoas, sequestrava parentes de traficantes ou pessoas com problemas com a Justiça, e exigia resgate em dinheiro como troca para libertar as vítimas. Lúcio, que era lotado na Rondesp Central, está detido no Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas.