Operários da construção pesada prometem parar atividades
Operários da construção pesada prometem parar atividades
Os trabalhadores da construção pesada devem começar o expediente após o horário habitual nesta sexta-feira (19/2). Segundo o Sindicato que representa a categoria, o Sintepav-Ba, o motivo será o lançamento da campanha salarial 2016.
O ato está programado para acontecer no Campo da Pólvora, em Salvador, a partir das 08h. Cinco mil operários, que sairão em caminhada em direção à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, são esperados no local.
A campanha, segundo o Sindicato, quer “manter os direitos e empregos, além de enfrentar a crise”. Na Bahia, existem 20 mil trabalhadores na área, distribuídos em 225 obras, com 631 empresas, em construções como Parques Eólicos, obras de saneamento básico, estradas e rodagens, linhas de transmissão, Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e barragens.
As principais reivindicações da categoria são um reajuste de 15%, além do pagamento de cesta básica no valor de R$ 400. Os trabalhadores querem ainda a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem a diminuição de salário. Em Salvador, o Sindicato estima que as obras do Metrô, 29 de Março, Consórcio Transoceânico, BA 093 e Consórcio Cajazeiras terão seus funcionamentos alterados.