ATENTADO NA MATA ESCURA: um dos cinco baleados corre risco de ficar paraplégico
ATENTADO NA MATA ESCURA: um dos cinco baleados corre risco de ficar paraplégico
Carlos Eduardo dos Santos Nascimento, 25 anos, ferido na região da coluna após um atentado no bairro da Mata Escura, em Salvador, corre o risco de ficar paraplégico. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Nascimento e outras quatro pessoas foram atingidas na noite da última terça-feira, quando quatro homens chegaram atirando na principal rua do bairro.
A sesab confirmou ainda que as ouutras quatro vítimas, que estavam no Hospital Roberto Santos, já receberam alta. São elas: Henrique Santos da Silva, de 25 anos, baleado nas costas; Ana Paula Ribeiro dos Santos, 38, atingida nas duas pernas; o filho dela, identificado como J.P.S. de J.P, 15 anos, atingido na perna direita; além de Cleide André Santos, 69 anos, também ferida na perna direita.
Já Carlos foi transferido para o Hospital Geral do Estado. Segundo a Sesab, ele não corre risco de morte, mas deve ser avaliado pelos médicos. A Polícia Civil investiga o caso e não sabe o motivo do atentado.
SALVADOR e RMS ENTRE AS MAIS VIOLENTAS DO MUNDO
O tiroteio na Mata Escura engrossa as estetísticas. Em um ranking que aponta as 50 cidades mais violentas do mundo, no ano de 2015, a Grande Salvador aparece na 14ª posição da lista. Ao todo, 21 cidades brasileiras foram listadas no grupo. A pesquisa divulgada na última segunda-feira (25/1) foi conduzida pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal.
No primeiro lugar do ranking, que analisa cidades com mais de 300 mil habitantes está a capital venezuelana Caracas, com índice de 119,87 homicídios por cada 100 mil pessoas. Fortaleza, capital do Ceará, é a primeira brasileira da lista, ocupando a 12ª posição com 60,77 homicídios, um pouco a mais que Natal-RN (60,66) e a capital baiana (60,63).
A situação reforça os números que o Aratu Online tem apresentado em matérias publicadas neste início de ano. Até o momento, a média de homicídios ocorridos em Salvador e Região Metropolitana é alta, em torno de seis por dia, e está se mantendo inalterada, comparada ao primeiro mês do ano passado.
SSP CONTESTA
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia disse que que desconhece a ONG mexicana e que não enviou dados ao grupo estrangeiro. Indicou ainda que há erros metodológicos na pesquisa pelo fato de ter juntado números de Salvador e Região Metropolitana.