Enchentes do ‘verão chuvoso’ continuarão durante toda semana; Governo decreta estado de emergência em sete cidades baianas
Enchentes do ‘verão chuvoso’ continuarão durante toda semana; Governo decreta estado de emergência em sete cidades baianas
A chuva que atinge a capital baiana e tem causado danos no interior do estado deve permanecer durante toda semana. É o que garante o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Em nota, o órgão afirma que as condições do tempo na Bahia, para os próximos dias, não deverão ter grandes mudanças em relação as chuvas, pois a ?Zona de Convergência do Atlântico Sul, mesmo começando a enfraquecer, continua mantendo o céu encoberto e chuvoso na maior parte do Estado?.
As regiões que permanecem sob a maior influencia desse sistema meteorológico ainda são o oeste, São Francisco, sudoeste e sul, onde há maior possibilidade de ocorrer eventos de chuvas com intensidade moderada.
O governador Rui Costa decretou estado de emergência em sete municípios baianos afetados pela chuva nesta segunda-feira (25/01), após reunião com o seu secretariado. São eles: Riachão do Jacuípe, Santa Maria da Vitória, Coribe, São Félix do Coribe, Santa Rita de Cássia, Jeremoabo e Jaguaquara.
Segundo a Defesa Civil Estadual, 700 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. A situação mais grave é a registrada de Riachão do Jacuípe, atingida por mais de 10 horas de chuva na última quinta-feira (21/01).
Em Santa Maria da Vitória (a 866 km da capital, Salvador), por exemplo, homens gravaram um vídeo pelo celular onde aparecem se locomovendo utilizando uma moto aquática no centro da cidade.
Nas regiões norte, Chapada Diamantina, nordeste e Recôncavo também terá tempo instável. Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico deixam o céu nublado. Esta mesma previsão é válida para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 32°C.
Pontos de coleta
A situação é crítica também em Riachão do Jacuípe. A água deixou a cidade ilhada e quase 400 pessoas desabrigadas. A prefeitura abriu postos de coleta em Salvador para ajudar as vítimas do desastre. Para saber os postos que recebem donativos você pode clicar aqui.