CONTRADIÇÃO: Enchente deixa Riachão do Jacuípe e outras sete cidades sem água potável
CONTRADIÇÃO: Enchente deixa Riachão do Jacuípe e outras sete cidades sem água potável
A chuva que caía desde a madrugada de sexta-feira (22/01) deu uma trégua neste sábado no município de Riachão do Jacuípe, a 197 km de Salvador. Durante o temporal, vários bairros ficaram inundados e pelo menos 350 pessoas ficaram desalojadas. Porém, os moradores de oito cidades baianas da região, incluindo Riachão do Jacuípe, estão sem água potável devido o rompimento de uma adutora.
Em contato com o Aratu Online, o ex-chefe da defesa civil do município, Antônio Roque de Oliveira, disse que a água que estava em algumas casas já escoou, mas ainda resta muita lama nas residências. Ainda segundo ele, Corpo de Bombeiros e uma equipe da Defesa Civil baiana já estão no local prestando apoio aos moradores. “As equipes chegaram ontem [sexta-feira]. A maior dificuldade agora é lavar as ruas sem água nas torneiras”, destaca Oliveira.
Apenas uma estrada está ligando a cidade a outras localidades da Bahia devido o rompimento de um trecho da BR-324, ainda na madrugada de sexta.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), disse, por meio de nota, que a adutora se rompeu em função de danos sofridos pelas fortes chuvas. Segundo a empresa, “ainda não é possível ter acesso ao local devido ao grande volume de água”, informação confirmada pelo ex-chefe da Defesa Civil de Riachão do Jacuípe. “A adutora fica na localidade Vila Aparecida. O volume do rio ainda está muito alto”, revela ele.
Pé de Serra, Ichu, Candeal, Nova Fátima, São Domingos, Valente e Gavião também estão sem abastecimento de água. Em relação à energia elétrica, que faltou pela manhã, foi restabelecida às 22h30 em Riachão do Jacuípe.