Ufba se posiciona após curso de Ciências Biológicas ser proibido pelo MEC
Ufba se posiciona após curso de Ciências Biológicas ser proibido pelo MEC
A Universidade Federal da Bahia(Ufba) se posicionou, nesta quinta-feira(24), sobre a suspensão do vestibular para o curso de Ciências Biológicas Ministério da Educação (MEC), determinado pelo Ministério da Educação após a graduação atingir baixo desempenho na avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
A instituição de ensino alegou que a decisão foi motivada por um erro de enquadramento do curso, na última avaliação do ENADE de Biologia, no primeiro semestre de 2014. Os alunos de Antropologia foram inscritos para fazer o ENADE de Ciências Biológicas, resultando em uma nota baixa que provocou essa medida restritiva do INEP/MEC.
Ainda conforme à Ufba, esse erro foi detectado no mês de outubro de 2015 e a Reitoria iniciou gestões junto representantes da direção do INEP / MEC, que foram formalizadas através de recurso protocolado em 22 de novembro, solicitando a revisão da avaliação equivocada. Apesar dos esforços da Administração Central, o INEP/MEC não reviu o processo e sequer respondeu à Universidade. Por esse motivo a UFBA está impetrando novos recursos para reverter a situação.
Durante o ano, o IBIO já recebeu duas visitas do MEC para avaliação ?in locu?e conquistou a nota máxima (05) para o curso de Ciências Biológicas. Também obteve a nota 05 em Zoologia e 04 para Ciências Biológicas em Ecologia.