Geral

Polícia Federal deflagra operação para investigar desvios do Ministério da Cultura na Bahia

Polícia Federal deflagra operação para investigar desvios do Ministério da Cultura na Bahia

Por Da Redação

Polícia Federal deflagra operação para investigar desvios do Ministério da Cultura na BahiaIlustrativa/ Agência Brasil

A Superintendência da Polícia Federal na Bahia deflagrou, nesta sexta-feira (18), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes a licitação e desvio de recursos do Ministério da Cultura. Batizada de Menelick, a ação mobilizou cerca de 35 policiais federais para cumprir nove mandados de buscas e apreensão, sendo oito destes em Salvador e um em Brasília.


Conforme investigação da PF, a organização forjava licitações e superfaturava contratos, em conluio com agentes públicos de alto escalão, desviando verbas oriundas do Ministério da Cultura destinadas à aplicação em projetos de fortalecimento e valorização da raça negra e divulgação do seu patrimônio cultural.


Os investigados firmavam falsos convênios com o Ministério da Cultura para justificar despesas diversas, utilizando-se de notas fiscais ?frias? na elaboração das prestações de contas, valendo-se, ainda, para emissão dessas notas ?frias?, de empresas fictícias vinculadas ao contador da entidade recebedora dos recursos federais. Esse mesmo contador, principal articulador do esquema criminoso, também utilizava empresas reais ? com as quais mantinha contratos regulares de prestação de serviços contábeis ? para emissão de documentos fraudulentos destinados a forjar as prestações de contas, sem o conhecimento dos donos das empresas.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.