Operação da PF combate extração clandestina de areia em Vitória da Conquista
Operação da PF combate extração clandestina de areia em Vitória da Conquista
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (09) em de Vitória da Conquista , na Bahia, a operação Ampulheta, que visa a repressão à extração clandestina de areia em diferentes pontos no leito seco do Ribeirão do Poço, entre os municípios de Vitória da Conquista e Anagé.
Além disso, ainda hoje serão cumpridos dois mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Os responsáveis serão indiciados novamente pela prática do crime de furto de bem da União (art. 2º da Lei nº 8.176/91) e de extração ilegal de areia (art. 55 da Lei 9.605/98), com penas que, somadas, superam cinco anos de prisão.
Os mandados de prisão foram expedidos pelo Juiz Federal da 1ª Vara da Subseção de Vitória da Conquista/BA em virtude do descumprimento de decisão judicial de suspensão da atividade econômica decorrente de um Inquérito Policial no qual os presos já haviam sido indiciados pela mesma prática delituosa.
A Operação é resultado de uma ação conjunta entre a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Polícia Militar (78ª e 92ª Companhias Independentes), IBAMA, INEMA e Prefeitura de Vitória da Conquista/BA. A ação contou com o emprego de mais de 45 servidores públicos e o apoio aéreo de 01 helicóptero do INEMA.