Sindicato pede nova reunião e não descarta greve de ônibus até o final do ano em Salvador
Sindicato pede nova reunião e não descarta greve de ônibus até o final do ano em Salvador
O sindicato dos Rodoviários de Salvador disse nesta segunda-feira (30) que pediu à Prefeitura e ao Ministério Público do Trabalho que intermediasse uma reunião entre a categoria e empresários para discutir o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O abono foi um acordo que evitou a greve da categoria no mês de maio. Cinco encontros já foram feitos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), mas terminaram sem acordo.
O entrave entre as partes é devido à forma de pagamento da bonificação. Segundo Hélio Ferreira, presidente do Sindicato, o acordo previa que seria formada uma comissão para definir o modelo de PLR a ser implementado na Bahia, mas, segundo ele, não aconteceu. ?Os trabalhadores indicaram os nomes para compor a comissão, mas o patronato não cumpriu sua parte” enfatiza ele.
O diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, disse ao Aratu Online que o pagamento da PLR será feito somente em 2016, já que os rodoviários escolheram uma participação por meio de lucros, não das metas. Assim, precisa ser feito um balanço final de 2015. Na prática, caso o levantamento não aponte lucro algum, os trabalhadores não poderão receber o abono.
O Sindicato garantiu que, caso não haja algum avanço, pode acontecer greve de ônibus em Salvador. ?Estamos abertos à negociação e aguardando para conversar com o gestor do sistema. Se houver paralisação a responsabilidade será dos empresários?, finaliza Hélio Ferreira.