Número de animais atropelados na BR-235/BA cai em cerca de 70%
Número de animais atropelados na BR-235/BA cai em cerca de 70%
O índice de atropelamento de animais na BR-235/BA diminuiu ao longo deste ano. Se comparado, por exemplo, os meses de abril, maior registro com 77 bichos, e novembro, com o menor, somando 24, a queda foi de cerca de 70%. Esses números são da Gestão Ambiental da BR-235/BA que, por meio do Programa de Proteção à Fauna, executa o monitoramento e controle de atropelamentos de fauna silvestre da rodovia.
Essa redução se dá pela mudança das estações. Quando realizada a campanha neste mês de novembro, a região norte da Bahia, por onde passa a rodovia, se encontrava com clima seco, temperaturas elevadas e escassez da chuva. ?Essas características climáticas ocasionam mudanças nas principais atividades diárias dos animais silvestres, como a busca de alimento e defesa de território?, explica o biólogo e mestre em zoologia Igor Andrade, que coordena a atividade.
O Monitoramento e Controle de Atropelamentos de Fauna Silvestre tem por objetivo acompanhar a resposta da fauna local às intervenções provenientes das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA.