Geral

Solar Boa Vista sedia evento do Coletivo de Juventude Negra

Solar Boa Vista sedia evento do Coletivo de Juventude Negra

Por Da Redação

Com o propósito de dialogar com jovens estudantes e moradores de periferia, a Conferência Livre de Juventude de Crespas, Turbantadas, Comunicadores e Grafiteiros, realizada pelo Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer), acontece neste domingo (20), a partir de 13h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador.


O evento é aberto ao público e pretende ampliar o diálogo da juventude negra soteropolitana, a partir das demandas da sociedade civil, da participação do coletivo e outros grupos militantes, além do poder público para a construção de políticas públicas cada vez mais horizontais.


A coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, diz que ?receber organizações juvenis para debater política é provocar os jovens do Engenho Velho de Brotas sobre o seu papel social e importância da sua inserção na política. É também mostrar a potência da juventude unida e organizada em prol de melhorias para sua comunidade, território, estado e País?.


Nesta etapa, os participantes discutem sobre os desafios da juventude negra, tendo como base os eixos – Diversidade e Igualdade, Direito a Comunicação, além do debate sobre Racismo e Igualdade e a democratização das mídias. Após as conferências, acontece um debate com a Secretaria Nacional de Juventude, sobre o Lúdico e a Identidade na disputa das Cidades.


As conferências livres estão sendo realizadas desde maio deste ano em diversos estados, com o objetivo de construir propostas para serem discutidas na 3ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para dezembro, em Brasília, com a proposta de dialogar com a diversidade da juventude tendo como principal tema ?As várias formas de mudar o Brasil?.


?Nós, como militantes ativos do Movimento Negro e integrantes do Coletivo Nacional de Juventude Negra, entendemos a importância de propor diálogos com a população antes da 3ª Conferência Nacional de Juventude, um espaço de diálogo a nível nacional, entre o poder público e a sociedade civil. Onde os desafios da construção de políticas públicas para o segmento juvenil e as alternativas que devem ser adotadas pelo governo de forma a contemplar a juventude, principalmente a juventude negra, pobre e de periferia, que possui um déficit grande em termos de participação política?, ressalta uma das integrantes do Coletivo Enegrecer, Samira Soares.


Enegrecer


O coletivo nacional de Juventude Enegrecer é uma expressão do movimento social negro, de âmbito nacional, que se constitui como espaço autônomo de articulação e formação política, anticapitalista, antirracista, anti-patriarcal não lesbofóbica e não homofóbica, objetivando organizar jovens negros e negras na busca efetiva da cidadania da juventude negra brasileira. É um movimento que se soma a todos os demais movimentos sociais progressistas que lutam por outro mundo possível. Mais informações estão disponíveis no blog da conferência.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.