Latrocínio: quatro vítimas em Salvador nos últimos dois meses e apenas um crime solucionado
Latrocínio: quatro vítimas em Salvador nos últimos dois meses e apenas um crime solucionado
O latrocínio, roubo seguido de morte, fez quatro vítimas em Salvador nos últimos dois meses. São casos emblemáticos e que chamam a atenção. Além disso, as investigações mostram que algumas vítimas não percebem atitudes suspeitas que acontecem ao seu redor ou, simplesmente, reagem à abordagem criminosa. De todos casos, apenas um foi solucionado pela polícia.
A primeira situação foi a do publicitário Bau Menezes, no bairro Santo Agostinho, em 10 de julho. Em primeiro de agosto, aconteceu a morte do administrador Felipe Rauta, no Imbuí. As outras situações ocorreram nos últimos seis dias. Em 25 de agosto, Edgar da França Pinto, 30 anos, morreu após ter seu veículo tomado de assalto, nas proximidades da Paralela. A última vítima foi Marianna Oliveira Teles, 22 anos, no Costa Azul.
Das ações acima, apenas uma foi elucidada pela polícia: a de Bau Menezes. Lucas Santos do Nascimento, 21 anos, e um adolescente, de 17, foram apontados como os suspeitos do crime. Nos outros casos, apenas o retrato falado dos envolvidos nas mortes de Rauta e Mariana foram apresentados. Além disso, nenhuma novidade.
O governador da Bahia, Rui Costa, se pronunciou nesta segunda-feira (31), sobre a morte de Mariana. “A gente fica triste. Eu tenho três filhas. Minha esposa, por exemplo, já foi assaltada e reagiu, no susto. Por pouco não acontece uma tragédia. Esse final de semana eu fiquei triste por dois motivos: pela jovem e o outro foi a prisão de garotos de 10 a 14 anos de idade, que cometeram crimes. Isso dá a impressão que estamos enxugando gelo” destacou Costa, se referindo à sensação de insegurança.
O governador também destacou os pontos positivos da segurança. Ele disse que nos últimos meses o número de homicídios em Salvador e nas outras regiões do Estado foram reduzidos. “Vamos trabalhar para, em dezembro, comemorar a redução”, afirmou Rui.
Dicas da Polícia Militar
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA), em contato com o Aratu Online, apontou algumas dicas para o cidadão se prevenir de algumas ações. Veja:
– O cidadão deve adotar uma postura preventiva, se possível manter os vidros do veículo fechados, não deixar objetos de valor visíveis no interior do veículo;
– Não ficar muito tempo parado em locais isolados e mal iluminados. Se perceber pessoas e veículos suspeitos, deve acionar a PM, através do número 190. Se for abordado, o cidadão deve buscar manter a calma, evitar movimentos bruscos, e não esboçar reação.