Após acordo, funcionários da Bahiagás encerram greve iniciada há seis dias
Após acordo, funcionários da Bahiagás encerram greve iniciada há seis dias
Em reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho, os funcionários da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), representados pelo Sindiquímica, chegaram a um acordo com a direção da companhia e encerraram a greve iniciada há seis dias nesta terça-feira (25). De acordo com o Sindiquímica, a proposta negociada entre patrões e empregados foi aprovada em assembleia dos trabalhadores realizada no pátio do MPT, no Corredor da Vitória, após a reunião de conciliação.
Após a mobilização, ficou definido que o reajuste de 9,2% nos salários valerá a partir do mês de outubro. Os vencimentos dos funcionários terão reajuste de 7,64% sobre os salários de março, que serão pagos reatroativamente aos valores dos contracheques de abril a setembro. Todos os demais itens da convenção coletiva seguiram os mesmos percentuais.O trabalhador terá a opção de ter os dias úteis parados compensados ou descontados.
A greve foi decretada no último dia 19, por conta da falta de avanços na campanha salarial após as negociações se arrastarem desde abril. Os trabalhadores reivindicavam a inflação do período e 2,38% de ganho real, salário educação para os funcionários e cesta básica, dentre outros itens. A companhia só oferecia a inflação do período.
Durante a greve, a distribuição de gás das unidades da empresa distribuídas nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Mucuri e Eunapólis e foram afetadas.