Em reunião, MPT apresenta proposta de 9,2% de reajuste para funcionários da Bahiagás
Em reunião, MPT apresenta proposta de 9,2% de reajuste para funcionários da Bahiagás
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (24), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), os representantes do órgão apresentaram uma proposta de reajuste de 9,2%. A entidade trabalha para encerrar a greve dos funcionários da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), que completou seis dias hoje. De acordo com o diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia (Sindquimica), Maurício Klajman, a categoria irá realizar nova assembleia na manhã desta terça. ?Temos uma nova reunião marcada, à tarde, na sede do MPT, onde apresentaremos a posição dos trabalhadores?, disse. Os representantes da direção da Bahiagás também retornarão à mesa de negociação, aonde irão se posicionar a respeito do valor.
De acordo com a assessoria do Sinquimica, a adesão da categoria ao movimento é total, tanto nas unidades da capital baiana, como nas das cidades do interior. Na última sexta-feira (21), a categoria realizou uma manifestação na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a fim de solicitar a intervenção do secretário da pasta, Marcus Cavalcanti, abertura de um canal de negociação com o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza.
A greve acontece pela falta de avanços na campanha salarial. ?Negociamos desde abril com a Bahiagás sem resultados para a categoria?, denuncia o Sindiquímica. Os trabalhadores reivindicam a inflação do período e 2,38% de ganho real, salário educação para os funcionários e cesta básica, dentre outros itens. A companhia só oferece a inflação do período.