Travessia para ilhas com ferry-boat e lanchas apresenta movimento tranquilo neste sábado
Travessia para ilhas com ferry-boat e lanchas apresenta movimento tranquilo neste sábado
O movimento de passageiros no sistema de transporte marítimo entre Salvador e as ilhas está com fluxo tranquilo nesta manhã de sábado (22). Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), oito embarcações estão operando com horários de 30 em 30 minutos na travessia do Sistema Salvador-Mar Grande, com movimento maior no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio. Já o ferry-boat opera com cinco embarcações, confirma a Internacional Marítima, empresa que administra o sistema.
A Astramab diz ainda que as embarcações estão fazendo o percurso de 12 km da travessia em tempo médio de 40 minutos e as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos nesta manhã. O sistema, que começou a operar às 5h, funcionará até às 20h, horário da última viagem saindo de Salvador com destino a Mar Grande. No sentido inverso, o último horário será às 18h30.
Também com movimento tranquilo, as lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições, o mesmo acontecendo com as escunas do tradicional “Passeio às Ilhas”. A viagem para o Morro dura em média 2 hora e 20 minutos e as passagens podem ser adquiridas no momento do embarque, no Terminal Náutico. O primeiro catamarã saiu para o Morro às 8h30 e as próximas partidas ocorrem às 9h, 10h30, 13h e 14h30. Já o tour de escuna pelas ilhas da Baía de Todos os Santos inclui paradas em Ilha dos Frades e Itaparica. A tarifa custa R$ 40 e o retorno a Salvador acontece às 17h30.
Na travessia Salvador-Ilha de Itaparica pelo ferry-boat, as saídas ocorrem de hora em hora.