Conclusão de serviço na Paciência é adiada devido à quebra de equipamento
Conclusão de serviço na Paciência é adiada devido à quebra de equipamento
Um dos equipamentos utilizados na obra de recuperação do interceptor da Paciência, no Rio Vermelho, quebrou durante a execução das obras. De acordo com a Embasa, devido ao ocorrido, a conclusão do serviço sofreu atraso e tem previsão de término até a noite desta sexta-feira (31). O novo prazo se faz necessário devido à complexidade da manutenção e visando preservar a segurança dos operários envolvidos, além da integridade da estrutura já montada.
Ainda segundo a Embasa, com investimento de R$ 6,2 milhões, a obra vem sendo executada durante a noite e a madrugada podendo se prolongar por mais horas. Em alguns trechos, quando é preciso interditar uma faixa da avenida Otávio Mangabeira, a Transalvador é notificada para ordenar o trânsito. Esse foi o caso do trabalho iniciado na noite de quarta-feira (29), na Rua da Paciência. A tubulação de grande porte é responsável pelo transporte do esgoto coletado nas bacias sanitárias da Barra, Ondina e Rio Vermelho até a Estação de Condicionamento Prévio da Embasa, no Lucaia.
A obra está sendo realizada pelo método não destrutivo, com a implantação de manta de fibra de vidro impregnada com resina poliéster por dentro da tubulação existente. O objetivo é formar uma camada interna na tubulação, dando maior confiabilidade ao sistema e reduzindo o risco de quebramentos. A extensão da linha de recalque é de 1,2 quilômetro entre o restaurante Sukyaki e o Parque Cruz Aguiar, seguindo pela Rua da Paciência até o Largo de Santana, onde entra à esquerda atravessando a Rua Conselheiro Pedro Luiz até a Praça Carlos Batalha.