Trabalhadores da Fiocruz paralisam as atividades a partir desta quinta-feira
Trabalhadores da Fiocruz paralisam as atividades a partir desta quinta-feira
Em Assembleia Geral na última segunda-feira (13), os trabalhadores da Fiocruz decidiram entrar em greve a partir desta quinta-feira (16), até o dia 22 de julho. A decisão de paralisar as atividades se deu após o Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs), que reúne três Centrais Sindicais e 22 entidades nacionais, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), rejeitar a proposta apresentada pelo governo de reajuste de 21,3%, parcelado em quatro anos. O Fórum dos SPFs cobra melhorias na proposta do governo e nova rodada de negociações até terça (21). A greve se estenderá até a próxima quarta (22) e, na quinta (23), os trabalhadores da Fiocruz decidirão os rumos do movimento em nova assembleia.
A categoria reivindica um índice de reposição de 27,3% em 2016, referente a perdas inflacionárias dos últimos anos. Além da política salarial permanente, com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias, os trabalhadores cobram que o governo inclua em sua pauta geral a data-base em 1º de maio; direito de negociação coletiva (convenção 151 OIT); paridade salarial entre ativos e aposentados; retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores; aprovação imediata dos projetos de interesse dos trabalhadores; e isonomia salarial e de todos os benefícios entre os Poderes.
De acordo com o sindicato, a paralisação não afetará atividades assistenciais, de emergência dos hospitais e de produção de vacinas e medicamentos que possam gerar perdas nas linhas já iniciadas. Nestes dias, o atendimento nas Unidades de Assistência será considerado como atividade de greve e uma oportunidade de troca e esclarecimento àqueles que por direito são os nossos empregadores: a população.
Na Bahia, a greve compromete a realização das atividades de pesquisas científicas na área de saúde, ensino em níveis de pós-graduação, iniciação científica e qualificação e a realização de exames de referência para o Sistema Único de Saúde.