Reunião entre professores e governo é cancelada e greve das universidades estaduais está mantida
Reunião entre professores e governo é cancelada e greve das universidades estaduais está mantida
A reunião entre representantes do governo do Estado e professores das universidades estaduais, que seria realizada na tarde desta quinta-feira (16), foi cancelada após a participação dos estudantes no encontro ter sido vetada. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), os magistrados tinham um acordo com o chefe de gabinete da secretaria de Educação, Wilton Teixeira Cunha, que permitia a participação dos jovens.
Como não houve consenso, as partes se retiraram do local sem sequer iniciar o processo de discussão. A assessoria da Aduneb informou ainda que seguirá com a ocupação da sede da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), por tempo indeterminado. O protesto teve início na manhã da última quarta-feira (15).
A greve completou 64 dias nesta quinta. Participam do movimento professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Entre outras reivindicações, eles querem o aumento do orçamento voltado para a educação pública superior no Estado da Bahia.
Na última proposta, feita na noite desta quarta-feira (15), o governo disse garantir a ampliação de 80 para 215 as promoções e progressões dos professores das universidades estaduais este ano, além do compromisso de implementar, no prazo de 90 dias, todos os processos que já se encontram em tramitação.