Biblioteca Móvel promove atividades culturais no município de Itacaré
Biblioteca Móvel promove atividades culturais no município de Itacaré
A Biblioteca de Extensão (Bibex), unidade móvel da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promove nestas segunda e terça-feira (13 e 14) atividades culturais nas escolas municipais do distrito de Taboquinhas, em Itacaré, no sul da Bahia. A ação reforça o II Festival de Cultura Quilombola, que acontece na cidade de 16 a 19 deste mês.
Além de contação de histórias e exibição de painéis fotográficos, a unidade fará doações de livros nas escolas municipais locais. De acordo com a diretora da Biblioteca Móvel, Sílvia Cunha, as atividades têm como proposta conscientizar a população infantil sobre a importância do festival, além de engajar em especial o público infantil com a leitura e ações culturais do evento.
?Trabalharemos com o público das escolas municipais do distrito de Taboquinhas, onde também estão inseridas as crianças de comunidades quilombolas. Além disso, faremos doações de livros como ?Ibejis?, ?Oxum?, ?Pano da Costa?, ?Louça de Deus?, entre outros, sobre o tema do festival?, explica Cunha.
A Biblioteca Móvel também disponibilizará os tradicionais serviços de leitura ao ar livre de jornais, revistas e consulta ao acervo bibliográfico da unidade. O festival vai reunir expressões e produções culturais de comunidades como a do Quilombo do Fojo, Quilombo João Rodrigues, Santo Amaro, Oitizeiro, Água Vermelha e Serra de Água e Comunidade de Porto de Trás, em uma programação variada. Da programação constam debates, encontro com lideranças comunitárias, concurso de beleza, feira de economia solidária, lançamento de documentário, exposição fotográfica, shows, palestras e roteiros turísticos.
Sistema
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela FPC, que é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual, especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. O Sistema também oferece onsultoria técnica para cerca de 400 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.