Geral

Comemorações do Dois de Julho começam na próxima terça-feira

Comemorações do Dois de Julho começam na próxima terça-feira

Por Da Redação

As comemorações para o tradicional desfile do Dois de Julho começam na próxima terça-feira (30), quando o Fogo Simbólico sai da cidade de Cachoeira em direção a Salvador. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Salvador, que organiza o evento através da Fundação Gregório de Mattos.


No dia seguinte (01), a partir das 9h, será realizado o ?Te Deum?, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus. O evento que sempre acontece na Catedral Basílica teve que ser relocado, visto que a igreja está sendo reformada. Às 11h, a Câmara Municipal faz uma homenagem aos Heróis da Independência. Já às 16h está prevista a chegada do Fogo Simbólico no Panteão de Pirajá.


Na quinta-feira (02), a programação do desfile começa às 6h, quando acontece a Alvorada com queima de fogos na Lapinha. Às 8h, é feita a organização do Cortejo Cívico, que se inicia às 9h30 e segue em direção à Praça Thomé de Souza, local onde os Carros Emblemáticos dos Caboclos são recolhidos por volta das 11h30.


No período da tarde, às 13h30, acontece a Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval. Às 14h, o cortejo será organizado para sair uma hora depois. Às 17h, os Carros Emblemáticos chegam ao Campo Grande, onde serão realizadas as últimas homenagens das autoridades políticas e militares. A atleta que irá acender a pira do Fogo Simbólico será Marily dos Santos, líder do Circuito Brasileiro de Corrida de Rua.


Guerreiras da Independência

O tema do desfile de 2015 será ?Guerreiras da Independência? em homenagem às mulheres que participaram da luta pela Independência da Bahia e do Brasil, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. A decoração do percurso está sendo concebida pelo artista plástico Euro Pires, especializado em cenografia e figurino, que tem 30 anos de carreira e vem atuando em diferentes áreas de cenografia, ambientação e decoração de Carnaval, São João e de eventos culturais.


Além disso, o cortejo irá fazer uma homenagem especial à historiadora Consuelo Pondé, às 16h, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), instituição que dirigiu durante 20 anos. Ela foi uma grande incentivadora e responsável por manter a tradição dos desfiles da independência da Bahia, falecendo no dia 14 de maio de 2015.


A escolha da atleta que vai acender a pira no Campo Grande também foi inspirada no tema da festa. Marily dos Santos é alagoana radicada na Bahia. Filha de lavradores e com poucas condições para estudar durante a infância, encontrou na corrida uma oportunidade para se desenvolver. A maratonista foi representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008 e em fevereiro deste ano participou da Maratona de Sevilha, na Espanha, conquistando o quinto lugar.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.