Praia de Salvador recebe placa piloto do selo Bandeira Azul
Praia de Salvador recebe placa piloto do selo Bandeira Azul
Salvador será a terceira cidade do país e a primeira do Norte/Nordeste a ter uma praia com certificado do Bandeira Azul, programa do selo internacional de qualidade criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo. A localidade contemplada é a de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades. O lançamento da placa piloto do programa acontece nesta sexta-feira (12), com um café da manhã na praia, às 9h, e a ação faz parte das comemorações em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 5.
Na ocasião, estarão presentes os oceanógrafos da Preamar Gestão Costeira e responsáveis pelo projeto, Bruno Balbi e Mateus Lima; o titular da Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), André Fraga; a secretária de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf; o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça; o secretário de Urbanismo (Sucom), Silvio Pinheiro; a coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez; e a comunidade local.
O selo Bandeira Azul é atribuído anualmente pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental) a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental. No Brasil, apenas duas praias e duas marinas possuem o selo: a praia do Tombo e Marinas Nacionais, no Guarujá (SP), Prainha, no Rio de Janeiro (RJ) e Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ).
O projeto em Salvador é realizado em parceria entre a Preamar Gestão Costeira, Fundação Baía Viva e a Prefeitura, sob a coordenação da Secis, que tem o projeto de certificação da praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe com o selo Bandeira Azul no livro de metas da administração municipal para 2015. A bandeira definitiva deverá ser entregue no mês de outubro.
Estrutura ? A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe possui 385 metros de extensão e está localizada em uma APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística), inserida na área de proteção ambiental da Baía de Todos os Santos. O local possui cerca de 50 moradores que vivem essencialmente do turismo. No verão, a praia chega a receber 4 mil visitantes por final de semana.
Para receber a certificação internacional, a localidade vem passando por adequações em quatro áreas principais, que são a educação ambiental, gestão ambiental, qualidade da água, segurança e serviços. Outras obras complementares para atendimento das exigências estão em fase de projeção ou em andamento, como a construção do píer, a requalificação dos banheiros, a adequação das barracas de praia e a construção de uma trilha turística, com apoio da Sucom.
Desde julho de 2014, as equipes fazem análise química da água periodicamente, promovem ações de conscientização ambiental e turismo sustentável, além de indicações de benfeitorias estruturais. Dentre os resultados que já podem ser vistos estão a construção do mapeamento biorregional da praia e o envolvimento da comunidade nas questões de educação ambiental. Os turistas são comunicados pelos próprios moradores sobre a importância do uso consciente e sustentável do local.
A partir deste mês de junho, a Semop passa a disponibilizar guarda-vidas para Ponta de Nossa Senhora, atendendo mais um dos critérios de segurança exigidos pelo Programa Bandeira Azul. Já a Secult ajudará a promover a praia como um importante destino turístico socioambiental e sustentável da capital baiana.
Avaliação e ampliação – Além de garantir a preservação ambiental, o programa Bandeira Azul impulsiona o turismo e fortalece a economia local. ?O selo indica ao visitante que aquele local atende a todos os critérios de qualidade, como acessibilidade, limpeza, qualidade da água e gestão compartilhada entre a comunidade e o poder público, dentre outros quesitos. Só para se ter uma ideia da importância dessa ação, a Espanha tem 600 locais certificados com Bandeira Azul. Essa iniciativa na praia de Ponta de Nossa Senhora coloca Salvador na dianteira tanto na área de sustentabilidade quanto na área turística?, ressalta o secretário da Secis, André Fraga.
De acordo com o secretário, já estão sendo feitos estudos em parceria com a comunidade para que a praia de Stella Maris também receba o selo Bandeira Azul. Para isso, o projeto de requalificação da orla no trecho, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), já está atendendo a alguns requisitos exigidos pela certificação. ?A nossa intenção é de que Salvador tenha o maior número de praias com o selo em todo o país?, finaliza Fraga.