Praia de Salvador é a primeira candidata do Norte-Nordeste a receber selo internacional de qualidade
Praia de Salvador é a primeira candidata do Norte-Nordeste a receber selo internacional de qualidade
No próximo dia 12 de junho (sexta-feira), a Preamar Gestão Costeira e a Fundação Baía Viva, em parceria com a Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), realizam um café da manhã de lançamento da placa piloto do programa Bandeira Azul na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador. Com a implementação da placa, Salvador passa a ser a primeira cidade do Norte-Nordeste inscrita no programa do selo internacional de qualidade, considerado o mais importante da categoria em todo o mundo.
A Preamar Gestão Costeira é a responsável por gerir este projeto pioneiro na Bahia. Com recursos da Fundação Baía Viva e apoio da Prefeitura Municipal da Salvador, a praia de Ponta de Nossa Senhora vem passando por adequações a fim de atender aos critérios da certificação, que contemplam quatro áreas principais: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. O selo Bandeira Azul é atribuído anualmente pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental) à praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.
?Esta é uma conquista importante para Salvador, pois é a concretização de mais uma etapa do programa que está colocando a capital baiana na rota do turismo internacional de qualidade. Esta fase do Bandeira Azul foi a mais difícil de ser conquistada e é essencial para alcançarmos a bandeira definitiva em outubro”, afirma o oceanógrafo e diretor administrativo da Preamar, Bruno Balbi.
A implantação da certificação internacional na Praia de Ponta de Nossa Senhora também está no livro de metas da Prefeitura de Salvador para 2015. Segundo o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, o objetivo da Prefeitura é que a capital baiana seja a cidade com o maior número de praias certificadas em todo o Brasil. ?O Bandeira Azul contempla o tripé da sustentabilidade: socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável. Estes critérios valorizam a cidade e garantem ao turista que a praia onde ele está tem segurança, lazer, serviços de qualidade, acessibilidade, limpeza, dentre outros quesitos?, afirma.