São João é a segunda data do ano com menor número de doadores de sangue; saiba como ajudar
São João é a segunda data do ano com menor número de doadores de sangue; saiba como ajudar
Mês de junho é época de viagens, festejos e muita animação, mas também pode ser um período difícil para quem precisa de transfusão de sangue e plaquetas. Segundo a supervisora do Banco de Sangue do Hospital São Rafael, Kátia Venas, esta é a segunda festa do ano com maior defasagem em números de voluntários para doação na unidade de saúde, perdendo apenas para o Carnaval. ?Em média, o banco recebe doações de 25 voluntários fixos, para atender a demanda normal. Na época do São João, é preciso que esse número aumente em 10% para que não ocorra baixa do estoque?, afirma.
O motivo principal para a diminuição do número de doações, neste período, são as viagens. As pessoas se planejam para passar o recesso junino com os familiares, geralmente no interior, o que faz com que o estoque diminua nessa época do ano. E com o aumento das viagens, também podem aumentar o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, a quantidade de pacientes com necessidade de receber transfusões.
As viroses, Zika, Chikungunya e Dengue, muito comuns nessa época, também estão deixando alguns voluntários afastados dos bancos de sangue. ?Pessoas que estiverem com alguma dessas viroses só podem voltar a doar sangue 30 dias após a melhora dos sintomas?, esclarece Kátia Venas. Dentre as ações realizadas pelo Hospital para estimular as doações, estão o envio de cartas-convites para captação de doadores, além de mobilização interna para promover um trabalho de sensibilização sobre a importância da doação de sangue e plaquetas junto aos colaboradores.
Salvando Vidas
A doação de sangue, além de ser um ato voluntário, ajuda a salvar vidas. A baixa no estoque dos bancos de sangue pode comprometer a assistência e, muitas vezes, provocar a suspensão de cirurgias. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h, no Hospital São Rafael. Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), bem alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
As doações também podem ser feitas no Hemoba, localizado em um imóvel anexo ao Hospital Geral do Estado (HGE) na Avenida Vasco da Gama.