Casarões com risco de desabamento serão demolidos no Comércio
Casarões com risco de desabamento serão demolidos no Comércio
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) deu Inicio, na manhã desta terça-feira (19), à demolição de um casarão de seis andares na Rua do Taboão, no Centro Histórico de Salvador. A edificação foi condenada pela Defesa Civil e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde o dia 10 de abril, a Sucom realiza demolições de imóveis com risco de desabamento em Salvador. Até esta segunda-feira (18), foram demolidos 17 imóveis. Os agentes também retiraram escombros na Baixa do Fiscal e na Avenida Vasco da Gama.
Está previsto ainda para esta terça-feira (19) o início da demolição de imóveis comprometidos na Ladeira da Preguiça. ?Com a finalização do trabalho no Taboão, a equipe se deslocará para a Ladeira da Preguiça, onde serão avaliadas as condições climáticas e a viabilidade da demolição. Se as condições forem favoráveis, as demolições podem começar hoje?, avaliou o secretário da Sucom, Silvio Pinheiro.
Para que uma demolição aconteça, o imóvel deve ser avaliado pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal), que solicita a execução à Sucom. Quanto aos imóveis que fazem parte do Patrimônio Histórico da Cidade, o Iphan precisa também autorizar a ação. Desde o início da Operação Chuva, a Sucom realizou cerca de 620 vistorias em apoio à Codesal.
Engenheiros e arquitetos da Sucom e da Codesal trabalham para garantir que as casas localizadas em áreas de risco de desabamento sejam vistoriadas e seus moradores cadastrados para a obtenção de benefícios. Vale destacar a necessidade de os moradores de áreas de risco atenderem a orientação para deixar seus domicílios, a fim de evitar que ocorram novas tragédias.?