PEC das domésticas aumenta a busca por terceirizadas
PEC das domésticas aumenta a busca por terceirizadas
Assunto do momento, especialmente entre àqueles que usam serviços de empregadas domésticas, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras trabalhistas desse tipo de trabalhador tem dado muito o que falar e também alterado algumas relações de trabalho e contratações. Com as novas mudanças que já estão valendo, como jornada de trabalho e pagamento de horas extras, por exemplo, muitos empregadores tem optado por buscar por serviços terceirizados.
Segundo o consultor em emprego doméstico, Mario Avelino, o serviço terceirizado ?vai se tornar uma opção de um bom negócio, como já feito na Europa e nos EUA. Vai aumentar a demanda, muitas domésticas serão demitidas e substituídas por diaristas?.
A busca por serviços de limpeza vem aumentando desde a promulgação da lei; isso porque os custos ficaram mais vantajosos aos que necessitam do serviço, pois pagam somente a diária do trabalhador e não precisam arcar com os demais ônus da contratação de um diarista comum. E para o trabalhador há a vantagem de ter seus direitos garantidos pela empresa contratante. Todos saem ganhando nesse tipo de relação, que pode por muitas vezes ser menos onerosa que a nova contratação regulada pela PEC.
Isso entretanto não quer dizer que o empregado doméstico estará em extinção. Cada caso e necessidade deve ser analisado isoladamente e pode ou não ser mais vantajoso enfrentar uma contratação regular ou uma terceirização. Depende muito do serviço que será necessário e o quanto funciona ou não para a residência ou empresa.