Guarda Municipal afirma que usou balas de borracha após ataques de ambulantes
Guarda Municipal afirma que usou balas de borracha após ataques de ambulantes
A Guarda Municipal se pronunciou na tarde desta segunda-feira (13) sobre a ação que deteu dois ambulantes após o conflito entre as duas partes nesta manhã, na Avenida Joana Angélica. Segundo o órgão, “os agentes atuaram em apoio às atividades de fiscalização e ordenamento do comércio informal quando foram surpreendidos por ataques de ambulantes, que atacaram com cocos e pedras”.
O programa “Na Mira”, da Tv Aratu, esteve no local por volta das 13h e mostrou o confronto entre as duas partes. Os comerciantes informais chegaram a fechar uma das vias em protesto.
A Guarda falou ainda que utilizou as balas de borrachas para acabar com os ataques dos ambulantes. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disse que “a ação de ordenamento é realizada de forma rotineira com o objetivo de garantir o livre acesso de pedestres, bem como a acessibilidade por parte de cadeirantes e demais pessoas portadoras de deficiência nos passeios públicos”.
“Uma pequena parcela de ambulantes tem resistido a ação de relocação e ordenamento realizada pela Prefeitura, definida através do Programa Território Empreendedor – Centro, com base em estudos e diálogos constantes com os próprios comerciantes informais sobre as áreas permitidas para atuação dos mesmos”, concluiu a secretaria municipal.