Estudantes complicam trânsito na Rua da Graça diariamente, dizem moradores
Estudantes complicam trânsito na Rua da Graça diariamente, dizem moradores
Moradores do bairro da Graça e imediações, em Salvador, entraram em contato com o Aratu Online para apontar um dos problemas de trânsito na região. Segundo eles, estudantes de uma escola particular na Rua da Graça atravessam constantemente a via durante o horário do intervalo da manhã, o que provoca um grande congestionamento no local.
Para Douglas Machado, que mora na Barra e trafega diariamente na via, a dificuldade é gerada pelo fato dos estudantes transitarem sobre uma faixa de pedestres instalada em frente à escola. “A Ladeira da Barra, Corredor da Vitória e a Rua da Graça ficam com o trânsito travado porque os estudantes ficam atravessando a pista constantemente durante o intervalo, entre as 09h30 e 10h”, destaca. Segundo ele, os alunos fazem a passagem para comprar lanches em um mercado localizado dentro de um posto de combustíveis. Além disso, o morador diz que os estudantes ficam concentrados entre as duas extremidades da faixa conversando e transitando todo o tempo entre os dois lados, travando o tráfego de veículos.
A Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador) disse ao Aratu Online, por meio de nota, que “a faixa de pedestres serve justamente para a travessia de pessoas, sendo obrigatória a parada dos veículos para que isso ocorra de maneira segura”.
Para a engenheira de trânsito Ilze Dantas, o problema pode ser resolvido através da educação do trânsito. Segundo ela, “a Transalvador deve ir até o local para constatar se há mesmo o problema. Caso haja, órgão de trânsito e escola devem se unir para conscientizar os alunos para a educação do trânsito”, sugere.
A Superintendência, ainda na nota enviada ao Aratu Online, citou o código Brasileiro de Trânsito no Capítulo IV, que diz: “nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”, apontou.
Douglas Machado avalia que o tráfego de veículos no local “deveria ser controlado por um agente da Transalvador ou uma sinaleira”. Já Ilze disse que os moradores ” podem fazer um abaixo-assinado solicitando tais mudanças.”