Geral

Fórum de associados do Hospital Espanhol vai acionar justiça para investigar movimentação financeira

Fórum de associados do Hospital Espanhol vai acionar justiça para investigar movimentação financeira

Por Da Redação

Fórum de associados do Hospital Espanhol vai acionar justiça para investigar movimentação financeirareprodução

O Fórum Independente de Sócios, Amigos e Colaboradores do Hospital Espanhol ? Fisache ? ingressa, nesta quinta-feira (09), com representação junto ao Ministério Público da Bahia, para esclarecimentos sobre contratos e licitações da atual diretoria. De acordo com a organização, ontem a justiça, através da 15ª Vara Cível, já concedeu liminar para acesso a documentos comprobatórios de transações financeiras.


Na semana passada, o governo do estado deu prazo de 30 dias para a empresa PricewaterhouseCoopers (PwC) definir o que será feito com o Hospital Espanhol. A PwC não conseguiu prorrogar o prazo do negócio que gira em torno de R$ 300 milhões, com uma dívida reconhecida de R$ 290 milhões. “Já tem seis meses nesta negociação. O estado, na condição de credor, terá que intervir com um plano B caso não seja resolvido no prazo estabelecido. Mas, adianto que o governo não tem interesse em assumir”, esclareceu o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, em reportagem do site Bahia Notícias.


A decisão reacendeu a esperança dos mais de quatro mil associados e dependentes da instituição, que ficaram sem atendimento com a desativação da unidade. O Fisache, desde então, tomou a frente do grupo em defesa dos direitos garantidos pela posse dos títulos.


Fechada desde setembro do ano passado, o HE tornou-se, através de um decreto do governador Jaques Wagner, ?entidade de utilidade pública para fins de desapropriação?. Com 129 anos de atividade, o fechamento do prédio representa a perda de 280 leitos, além de unidades cirúrgicas e atendimentos de emergência desativados. ?A realidade é que o Hospital Espanhol deixou de ser protagonista no cuidado da saúde da população baiana, para ser um paciente em estado terminal, sucumbindo diariamente?, conclui Alberto Lorenzo, coordenador do Fisache.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.