Casarões abandonados vão abrigar espaços culturais no Comércio
Casarões abandonados vão abrigar espaços culturais no Comércio
A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador anunciou que os quatro casarões que abrigariam o Hotel Hilton serão desapropriados. No local irá funcionar o Museu da Música, o Arquivo Público Municipal, além de outros espaços da administração municipal.
Os casarões antigos estão em ruínas e correm o risco de desabar. Após tentativas frustradas de negociação com os proprietários a prefeitura entrou com um processo em 2013 de desapropriação para dar um destino aos imóveis. O secretário, Érico Mendonça informou que os casarões passarão por intervenções, mas a arquitetura dos imóveis será preservada.
No local irá funcionar o Arquivo Público, que atualmente funciona na Fundação Gregório de Matos na Praça Castro Alves. O museu da Música também planejado para funcionar no casarão trará a história da música brasileira e baiana, de acordo com o secretario Érico Mendonça.
Em relação ao investimento para as intervenções nos imóveis o secretário informou que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), vai liberar uma verba no valor de US$ 105 milhões para a prefeitura.