Geral

Estrada das Barreiras: laudos são encaminhados e polícia programa reconstituição para a conclusão do caso

Estrada das Barreiras: laudos são encaminhados e polícia programa reconstituição para a conclusão do caso

Por Da Redação

Estrada das Barreiras: laudos são encaminhados e polícia programa reconstituição para a conclusão do casoReprodução

O inquérito instaurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar a morte de 12 suspeitos de assalto a banco, na Vila Moisés, em 6 de fevereiro de 2015, está em fase de finalização. A Polícia Civil divulgou uma nota na manhã desta quinta-feira (02) informando que dezenas de pessoas já foram ouvidas, entre policiais, sobreviventes, testemunhas e profissionais direta ou indiretamente envolvidos na ação. O DHPP aguarda a entrega dos laudos periciais restantes, que ainda estão dentro do prazo previsto de confecção, para agendar a reconstituição.


O jornal Correio divulgou na edição de hoje que os laudos cadavéricos referentes ao caso já haviam sido encaminhados. Ainda segundo a reportagem do jornalista Bruno Wendel, os laudos indicam que os homens foram vítimas de execução. Em contato com o Aratu Online, a assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmou que os laudos já foram encaminhados à polícia. Já a Polícia Civil disse que os dados dos laudos não serão divulgados enquanto o inquérito não for concluído. O promotor do Ministério Público, Davi Gallo, informou ao Aratu Online que a conclusão do inquérito depende não apenas dos laudos cadavéricos, mas também de uma série de procedimentos e de outros laudos, como os balísticos e de micro-comparação. Ele afirma que o inquérito ainda não foi concluído, o que só acontecerá após a realização da reconstituição do crime, prevista para acontecer ainda no mês de abril.


Segundo a Polícia Civil, a reconstituição é um procedimento executado na fase final da investigação, quando a polícia já dispõe de todas as informações colhidas ao longo da apuração e demanda um preparo logístico complexo, uma vez que se faz necessária a presença de todos os envolvidos no fato.


Qualquer investigação só pode ser concluída depois que todos os elementos estiverem disponíveis: laudos periciais, declarações dos envolvidos e confirmação, na prática, do conjunto de informações na reconstituição do caso. A apuração está sendo feita por uma equipe formada por quatro delegados, designados exclusivamente para conduzir a investigação, que também está sendo acompanhada pelo Ministério Público (MP).


Entenda o caso


Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas na madrugada do dia 06 de  fevereiro durante uma troca de tiros entre suspeitos e policiais militares, na Estrada das Barreiras, bairro do Cabula, em Salvador.


O tiroteio começou, após os policiais perceberem a presença de cerca de 30 homens armados, alguns com uniformes semelhantes ao do Exército e carregando mochilas, em uma baixada do entorno do local, conhecida como Vila Moisés.


Ainda sobre o caso confira as reportagens especiais do blogueiro Pablo Reis sobre o assunto:


Olhe bem para Natanael, 17. Agora explique para dona Marina ele ser assaltante de banco


?Os policiais deveriam ser condecorados?, diz deputado Prisco sobre ação que resultou em 12 mortos


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.