Funcionários realizam movimento em defesa do Hospital Ana Nery
Funcionários realizam movimento em defesa do Hospital Ana Nery
Após pronunciamento feito pelos diretores Francisco Reis e Roque Aras, no qual informaram as suas saídas do quadro de direção, o Hospital Ana Nery (HAN) está com o futuro incerto.
Dúvidas sobre as indefinições acerca da federalização ou um possível retorno ao quadro de unidades do Governo do Estado da Bahia, fizeram com que os funcionários do HAN realizassem um movimento em defesa do hospital para buscar respostas.
Funcionários, residentes e médicos se mobilizaram na manhã de hoje (31), para um “abraçasso” simbólico em torno do hospital. O objetivo é obter explicações das autoridades, seja elas da esfera municipal, estadual ou federal e saber qual será o futuro do Hospital Ana Nery.
Com o sub-financiamento da saúde, o HAN vem passando por dificuldades no atendimento aos pacientes e toda comunidade baiana que busca tratamento de alta complexidade no Estado a Bahia nas áreas de cardiologia, cardiopediatria, cirurgia vascular, transplante renal, além dos atendimentos nas áreas de cirurgia geral, nefrologia e hemodiálise.
Histórico
Hoje o Hospital Ana Nery é referência em ensino e pesquisa e referência na Bahia no atendimento nas áreas de Cardiologia Clínica e Cirúrgica, Nefrologia (hemodiálise e transplante) e Cirurgia Vascular.
O programa de residência médica do Hospital Ana Nery cobre diversas especialidades, formando 20 novos cardiologistas por ano, traduzindo-se em um centro de excelência na região, tanto no plano acadêmico, quanto no tratamento de adultos e crianças, chegando a realizar mais de mil cirurgias cardíacas pediátricas nos últimos sete anos.
Através do Serviço de Cirurgia Vascular é a única unidade pública a efetuar o tratamento de varizes por meio da técnica de Escleroterapia com espuma densa guiada por ECO Doppler. Com a técnica de escleroterapia com espuma, os pacientes saem andando do hospital, e caso não haja nenhuma intercorrência, em 15 dias têm alta definitiva.
É a única unidade totalmente SUS a efetuar transplante de rins em todo estado da Bahia. No último ano foram realizados 53 transplantes renais, entre pacientes adultos e pediátricos, e também disponibiliza como outros meios de tratamento da doença renal, os serviços de hemodiálise e diálise peritoneal, com atuação de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e nutricionistas. No último ano foram realizadas mais de 26 mil sessões e uma média de 162 pacientes em tratamento.
Cerca de 50% dos pacientes atendidos no HAN são residentes do interior do estado. Pessoas que, ao buscarem tratamento na capital, precisam de apoio para se manter na cidade. A ABACC surge com a finalidade de minimizar o sofrimento vivido pelas mães e crianças no processo de tratamento e cura de sua doença.