Hospital em Salvador realiza cirurgia pioneira no Norte Nordeste
Hospital em Salvador realiza cirurgia pioneira no Norte Nordeste
Uma mulher de 52 anos foi submetida na última segunda (9) no Hospital Santa Izabel (HSI) a um procedimento cirúrgico, tromboendarterectomia pulmonar, considerado inédito no Norte e Nordeste do país.
Durante a intervenção, realizada de forma integrada pelas equipes de cirurgia torácica e cardíaca do Santa Izabel e com a participação de profissionais médicos da Kerchhoff Klinik, da Alemanha, foram retiradas da paciente placas do interior das artérias.
De acordo com o cirurgião responsável pela intervenção, Iury Melo, a artéria pulmonar que foi desobstruída causava na paciente uma sobrecarga no coração. A tromboendarterectomia pulmonar é utilizada como método bem estabelecido e com resultados operatórios favoráveis para aliviar a hipertensão pulmonar nos casos de tromboembolismo pulmonar crônico.
Os trombos que obstruíam a artéria pulmonar que dava acesso ao coração foram retirados com sucesso. A intervenção durou cerca de sete horas. “A cirurgia envolveu grande aparato de equipamentos tecnológicos e cerca de um ano de estruturação e planejamento no HSI, envolvendo a dedicação e o comprometimento das equipes de cirurgia cardiovascular, chefiada pelo Dr. Ricardo Eloy, e de cirurgia torácica sob chefia de Dr. Sérgio Tadeu”, diz Iury Melo, que passou três meses se aperfeiçoando na Alemanha.
Na terça-feira (10), outro paciente passou por um procedimento similar no centro cirúrgico do Hospital Santa Izabel.