Projeto recolhe lixo e conscientiza banhistas neste sábado (28)
Projeto recolhe lixo e conscientiza banhistas neste sábado (28)
A 5ª edição do projeto Passando o Rodo nas Praias acontece na orla de Stella Maris neste sábado (28), a partir das 8h. Biólogos, monitores ambientais, agentes de coleta seletiva, esportistas, ativistas do meio ambiente e estudantes de escolas de Salvador e da região, se reúnem em prol da sustentabilidade do planeta.
A ação liderada pela bióloga Carla Circenis visa conscientizar a população sobre as agressões que o lixo pode causar ao meio ambiente. O objetivo é recolher diversos materiais que são descartados por banhistas, promovendo a limpeza do ambiente e a preservação da natureza. O evento começa às 8h com uma caminhada pelas areias de Stella Maris.
Programação
Próximo à Barraca do Lôro, os participantes encontrarão uma arena multidisciplinar com diversos espaços temáticos e tendas educativas. Na Estação Reciclagem, uma cooperativa fará o depósito e a triagem de todo o material recolhido na areia, selecionando o que poderá ser reaproveitado. A Estação Biodiversidade é o ambiente onde serão expostos elementos da vida marinha. Na Estação Culturarte, as crianças vão se divertir com a oficina de jogos feitos com materiais recicláveis, além de customização de camisas.
A arena multidisciplinar conta ainda com a Estação Ecoesporte, onde serão feitas as inscrições gratuitas para o campeonato de surf, realizado pela Stella Surf School, em parceria com a Associação de Surf e Ecologia de Stella Maris. Será cobrada apenas uma taxa de filiação da associação, no valor de R$ 20,00. Durante todo o evento, os visitantes também poderão aprender as noções básicas deste esporte aquático, com a ajuda de três instrutores, por meio de uma escolinha de surf instalada no local. Crianças a partir de 9 anos de idade podem participar.
Quem estiver no local também poderá se aventurar no slackline e quem sabe arriscar fazer algumas manobras se equilibrando na fita de nylon. Para animar o público, o Byla Dança vai promover uma aula aberta, enquanto um grupo de capoeira orgânica vai introduzir os participantes no universo dessa dança/luta afro-brasileira. No ano passado, o evento contou com a participação de 160 crianças de escolas de Lauro de Freitas, além da presença de centenas de visitantes. Garrafas pet, latas e sacos plásticos foram os principais materiais recolhidos na edição anterior.