Horário de verão termina neste domingo
Horário de verão termina neste domingo
O horário brasileiro de verão termina à meia-noite de sábado (21/2) para o domingo (22/2). A população de dez estados e do Distrito Federal (DF) deverá atrasar os relógios em uma hora: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO). Os estados das regiões Norte e Nordeste não aderiram ao horário de verão.
Os aeroportos da Rede Infraero funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional. Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, a Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações junto às companhias aéreas e balcões de informações nos terminais.
Este ano por causa do problema da falta d’água, em várias regiões, e, também, para economizar mais energia, o governo federal cogitou a possibilidade de estender o horário, porém, após reunião com a presidente Dilma Rousseff, na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o governo avaliou que não valeria a pena a prorrogação.
Segundo o ministro, mais um mês de horário de verão e algumas localidades do País ficariam com um período da manhã mais escuro, acarretando mais consumo de energia. Ele disse também que a economia no final da tarde não seria tão expressiva, já que o pico de consumo tem se deslocado do final da tarde para o início da tarde.
O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.