Aviso sobre validade de passaporte por e-mail não é vírus, diz PF
Aviso sobre validade de passaporte por e-mail não é vírus, diz PF
Toda vez que um internauta que possui um e-mail se depara com algum aviso de qualquer órgão oficial já fica com um pé atrás. O medo dos vírus faz com que o receptor da mensagem apague imediatamente o e-mail para não infectar o computador. Porém, a Polícia Federal tem um sistema que pode parecer um vírus, mas não é. Trata-se dos avisos automáticos sobre prazo de validade do passaporte.
Segundo a PF, os e-mails passaram a ser expedidos automaticamente, desde a última versão do Sistema de Passaportes (SINPA), para os titulares de passaportes que cadastraram endereços de e-mail no formulário anterior.
A Polícia Federal destacou ainda que a expedição é feita com uma antecedência de oito meses da data de expiração. A ideia é não deixar a renovação para a última hora.
Ainda na última versão do SINPA, a Polícia disse que outra modificação que facilita a vida das pessoas é a possibilidade de inclusão da autorização de viagem desacompanhado para menores dentro do próprio documento de viagem do menor. No momento da requisição do passaporte o menor vai comparecer acompanhado dos pais e eles já podem pré-autorizar a viagem com apenas um dos genitores ou então desacompanhado.
Portanto, todo cidadão que possui passaporte e receber um informe, por meio de e-mail, dizendo que o documento está perto de vencer (como visto no exemplo abaixo) pode clicar sem medo.