Professores de Lauro de Freitas planejam ato; secretária diz que “pagamento sai hoje”
Professores de Lauro de Freitas planejam ato; secretária diz que “pagamento sai hoje”
Os trabalhadores em educação do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, farão, às 9h da manhã desta quinta-feira (22), uma assembleia com ato público no Centro da cidade em frente à prefeitura para cobrar do prefeito Márcio Paiva o pagamento de 1/3 das férias dos serventuários. A Secretária de Educação do Município, Adriana Paiva, afirmou que “salvo engano, este pagamento estará sendo feito até a noite de hoje [(21)] e se houver manifestação amanhã, é causa política”.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Município de Lauro de Freitas diz que “os serventuários municipais já sofreram a experiência de atrasos de gestões anteriores”. A secretária Adriana fez questão de dizer que “não existe uma data limite para este pagamento, é um acordo de cavalheiros, por exemplo, em 2014 foi feito no dia 14 de janeiro”. Ela salientou ainda que o atraso é porque “Lauro de Freitas é uma das únicas cidades que os professores têm 19% a mais nos salários e cumprem uma carga horária de 12 horas em sala, o que causa um desequilibro nas contas”, conclui.
O Sindicato retruca, dizendo que “só para se ter uma ideia da inadimplência, o Município de Salvador e o Estado da Bahia realizaram o pagamento do benefício, respectivamente, 31/12/2014 e 02/01/2015, entretanto Lauro de Freitas continua com o mau costume de atrasar esse pagamento”, fato que a secretária faz questão de dizer “não é previsto em lei uma data limite para esse pagamento.”