Após apelo, garoto de Caetité consegue realizar transplante de coração em São Paulo
Após apelo, garoto de Caetité consegue realizar transplante de coração em São Paulo
Após a matéria exibida pela TV Aratu na última sexta-feira (16), o pequeno Arthur Fernandes de Almeida, de 12 anos, conseguiu um doador para ser submetido ao transplante de coração, realizado na noite desta terça-feira (20), no Instituto do Coração de São Paulo (Incor), em São Paulo. O garoto, natural do município de Caetité, a 647 km de Salvador, estava há 7 dias com um coração artificial e tinha expectativa de vida de apenas 43 dias.
A cirurgia, com previsão inicial de 12 horas, durou 6 horas e envolveu uma equipe de dez profissionais. O procedimento foi considerado um sucesso e o garoto não apresentou nenhuma rejeição ao novo órgão. Ele passa bem e deve continuar internado na UTI do hospital durante a fase de recuperação, que deve durar pelo menos um mês.
Durante o período que aguardava o transplante, a mãe do jovem, Gislândia Almeida, fez apelos nas redes sociais Salvador. A mobilização contou com a criação, inclusive, de uma fanpage intitulada ” Arthur coração de aço“, com mais de 7 mil apoiadores.
Arthur foi diagnosticado com uma Miocardite Viral, que é um vírus raro que entra pela corrente sanguínea e se aloja no músculo do coração, provocando uma inflamação irreversível. ?Temos lutado muito contra esse vírus, conseguimos matá-lo, devolvemos boa parte da função cardíaca dele, mas infelizmente não conseguimos restituir seu coração a ponto de curá-lo?, contou Gislândia antes da cirurgia.
Os pais acompanham Arthur em São Paulo e dizem que agora o filho poderá realizar seus três grandes sonhos: ” andar, correr e ver a luz do dia.”