Baianos e turistas participam da Lavagem do Bonfim; confira galeria de fotos
Baianos e turistas participam da Lavagem do Bonfim; confira galeria de fotos
O cortejo da Lavagem do Bonfim reuniu adeptos de diversas crenças e credos, baianos e turistas na manhã desta quinta-feira (15), que prestigiaram a tradicional festa que acontece sempre na 2ª quinta-feira do ano, após a festa de Reis. Com trajes na cor branca, os fieis cumpriram a caminhada de oito quilômetros a pé, subiram a Colina Sagrada para tomar o tradicional banho de água de cheiro, além de agradecer e pedir novas conquistas ao santo. Cerca de 1 milhão de pessoas participaram do evento.
O festejo começou às 08h com a celebração inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia e contou com as presenças do prefeito de Salvador, ACM Neto e do Vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento do Estado, João Leão representando o governador Rui Costa, que não pôde ir à festa por problemas de saúde.
Durante o cortejo um súdito do ?Reino Encantado do Dendê?, – da página ?Prefeito Netinho? do facebook que tem mais de 144.238 mil ?curtidas? -, corou o prefeito ACM Neto que entrou na brincadeira.
A abertura e fechamento do cortejo foi realizada pelo padre Valson Santos Sandes, Vigário paroquial da basílica que se pronunciou lendo passagens bíblicas e pedindo paz para o nosso país. Além disso, no diálogo inter-religioso se pronunciaram o representante da Federação Espírita da Bahia, Marcel Mariano; a representante da Organização Brahma Kumaris (Induísta), Ieda Meireles; o ministro André Oliveira, representante da igreja messiânica; e também um representante da Legião da boa vontade.
Depois da celebração, o cortejo seguiu nesta manhã pelas ruas da cidade baixa em direção a Basílica do Senhor do Bonfim, onde o padre Edson Menezes recebeu os devotos para a benção da água e as baianas inciaram a lavagem das escadarias da igreja. Até o fim da lavagem, a basílica permaneceu fechada, mas a imagem do Senhor do Bonfim ficou visível para visitação.
A celebração já tem 261 anos de tradição, une católicos e seguidores do candomblé, em homenagens ao Senhor do Bonfim e o Oxalá. A lavagem do Bonfim é reconhecida desde 2013, como Patrimônio Imaterial Nacional.
Confira galeria de fotos da Lavagem do Bonfim. As fotos são de Tairine Ceuta/TV Aratu e Carol Garcia/GOVBA