Capital e interior realizam cadastro biométrico do eleitorado
Capital e interior realizam cadastro biométrico do eleitorado
Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastramento biométrico do eleitorado deve continuar em expansão pelo País, englobando, no Estado da Bahia, os municípios de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O cadastramento biométrico dos eleitores é um procedimento que consiste na identificação do eleitor através da impressão digital.
De acordo com o TRE, atualmente 11.375 atendimentos foram realizados no em Salvador após a abertura do cadastrado de biometria. Todo sistema é preparado para reconhecer ou verificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. A técnica prevê mais segurança na votação no dia do pleito, com previsão para conclusão do processo até 2020.
Além da capital baiana, os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista realizam o cadastramento biométrico do eleitorado, com prazo até 2016. Na capital, o eleitor pode comparecer aos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SACs Cajazeiras, Barra, Periperi e Comércio), na Casa da Justiça e Cidadania (CJC) ou na Sede do Regional, localizada no Centro Administrativo. Em Feira de Santana, na unidade Feira I, e em Vitória da Conquista, Conquista II.
Os eleitores que comparecerem aos cartórios para solicitar serviços da Justiça Eleitoral, como alistamento, segunda via do título, alteração de dados pessoais ou de local de votação, transferência de município, passarão pelo cadastramento biométrico.
Documentação necessária
Alistamento: Carteira de Identidade, Comprovante de Alistamento Militar para os que têm 17 anos e completam 18 no ano corrente, até 45 anos e Comprovante de residência atualizado, em nome do solicitante ou dos responsáveis (original e cópia).
Revisão: Carteira de Identidade, ou carteira de trabalho (original e cópia), Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Comprovante de residência atualizado, em nome do solicitante ou dos responsáveis (original e cópia).