“Essa doença da reeleição deve ser combatida”, diz Da Luz sobre eleições na UPB
“Essa doença da reeleição deve ser combatida”, diz Da Luz sobre eleições na UPB
Na próxima quarta-feira (14), os prefeitos baianos vão escolher o presidente e a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2015/2016. Concorrem ao cargo a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PCdoB), e o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT). O fato de a socialista concorrer à reeleição provocou a revolta do presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) na Bahia, Rogério da Luz.
Em uma nota enviada à imprensa na tarde desta quinta-feira (08), Da Luz disse que “assim como uma bactéria, essa doença da reeleição, deve ser combatida, pois fere os princípios democráticos, ainda que seja legal, não é moral e deve ser tratada de forma firme e incisiva para que não contamine, nem prejudique o futuro dessa respeitável entidade”, atacou depois de “pedir respeito à prefeita Maria Quitéria”.
Na nota, Da Luz disse ainda que “declara o apoio à candidatura de Ricardo Machado, que além de trabalhar pelo municipalismo e dar assistência jurídica aos ex-prefeitos, também quer incluir no Estatuto da UPB, a proibição da reeleição.” Como justificativa para o apoio, ele disse que “desde sua fundação, em 13 de agosto de 1964, essa prática [de reeleição] não é adotada pelos ex-presidentes, em respeito ao rodízio de prefeitos e municípios frente à entidade.”
O presidente do PRTB na Bahia, destacou ainda que “os prefeitos da Bahia devem ficar alertas, pois não podem deixar que uma reeleição feche as portas futuramente de 416 municípios e prefeitos, em detrimento a apenas 1(uma) que queira continuar no comando da entidade.”, conclui.