Passagem de ônibus fica mais cara a partir desta sexta
Passagem de ônibus fica mais cara a partir desta sexta
Os usuários de ônibus da capital baiana vão pagar uma tarifa mais cara a partir desta sexta-feira (2). Conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto, no último dia 29, a passagem sobe de R$2,80 para R$3,00, o que representa um aumento de cerca de 7%.
O último reajuste na passagem foi em 2011, ainda durante a gestão do ex-prefeito João Henrique. Conforme prevê a lei federal, os municípios podem reajustar os valores das tarifas de ônibus de acordo com na inflação e com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
?Salvador está desde 2011 sem reajuste e o aumento de 7% está de acordo com o [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] IPCA?, informou o secretário de mobilidade, Fábio Mota, em contato com o Aratu Online.
Outra novidade para a população é o início das operações do novo sistema de transporte público, que passa a ser operado por três consórcios de empresas. Os ônibus do Consórcio Plataforma, de cor amarela, atuarão no Subúrbio; os do Consórcio Ótima, de cor verde, circularão no Miolo (Centro); e os do Consórcio Salvador Norte, de cor azul, na Orla.
Os ônibus são adaptados para atender pessoas com deficiência e terão a entrada de passageiros pela dianteira, invertendo o funcionamento atual do sistema. Além disso, também contam com ventilação forçada e GPS, para viabilizar o monitoramento dos veículos em centrais instaladas em cada uma das três regiões da cidade. A nova frota é equipada com motor Euro V (cinco), que emite menos poluentes do que a atual, e possui motor Euro III.
Usuários de Androids e iPhones já podem baixar o aplicativo SIU Mobile SSA, através do qual terão informações sobre itinerários dos ônibus. As mesmas informações serão disponibilizadas em totens espalhados em diversos da cidade, um já está em funcionamento no último ponto da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), sentido Iguatemi, na nova baia de ônibus.