Geral

Secretaria lança revista sobre economia criativa nesta segunda-feira

Secretaria lança revista sobre economia criativa nesta segunda-feira

Por Da Redação

Um dos grandes desafios para os gestores e estudiosos da economia criativa é desenvolver uma base de estatísticas, consistente e contínua para o setor, devido à escassez de pesquisas na área. Nesse sentido, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) e em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), lança na versão online a 7º edição da revista ?Infocultura – Ocupação e trabalho na economia criativa do Estado da Bahia?, nesta segunda-feira (29), às 11h.


A publicação, que estará disponível no site da Secretaria, tem o objetivo de construir indicadores de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações futuras para o setor, além de fornecer aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento.


“Uma constatação interessante – obtida com os resultados das análises – foi que o segmento criativo ocupa mais indivíduos do que a maioria dos outros setores selecionados, tendo mais de 50 mil pessoas ocupadas neste setor no estado, sendo inferior apenas à quantidade de mão-de-obra ocupada na construção civil”, explica a diretora de Economia da Cultura da Secult, Carmen Lima.


Avaliação


O estudo teve como uma das principais metas avaliar a relevância do setor criativo na Bahia. Para dar subsídios a essa proposta, a pesquisa realizou comparação entre o segmento criativo e os principais setores da economia baiana – petroquímico, construção civil, metalurgia, celulose, automobilístico, indústria têxtil, hotelaria e calçados. Foi escolhido o Censo 2010, entre as bases de dados disponíveis, por possuir amostra mais representativa da totalidade da população do estado.


Para contextualizar o setor criativo na Bahia, a pesquisa também se propôs a traçar um comparativo dos dados de quatro outros estados do Brasil, a fim de identificar as principais diferenças entre os segmentos que compõem o setor pesquisado nos estados selecionados. Por serem importantes polos da área cultural, Rio de Janeiro e São Paulo foram escolhidos para a análise comparativa, além de Pernambuco e Ceará, que, junto com a Bahia, formam os principais centros de produção cultural do Nordeste.


A publicação


A ‘Infocultura’ é a revista de estudos econômicos na área de cultura publicada pela Suprocult. As edições anteriores, todas disponíveis no site da Secult, contemplaram as publicações sobre ?Carnaval 2007: Uma Festa de Meio Bilhão de Reais?, ?Centro Antigo de Salvador: uma região em debate?, ?Carnaval de Salvador: Perfil das entidades e participação dos metropolitanos?, ?Comportamento dos Residentes em Salvador no Carnaval 2009?, e ?Economia do Audiovisual na Bahia e no Brasil: estudos e reflexões?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.