Geral

Final de semana será de chuva em grande parte da Bahia

Final de semana será de chuva em grande parte da Bahia

Por Da Redação

Final de semana será de chuva em grande parte da BahiaAgência A Tarde

A estação da primavera termina com chuva em grande parte do Nordeste brasileiro, pois os sistemas meteorológicos que estão atuando favorecem a formação de instabilidades sobre essa área entre sexta-feira e domingo (19 e 21). Um dos sistemas é a umidade vinda da região Amazônica e o outro é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).


Na Bahia, estes sistemas estão influenciando as condições do tempo em diferentes áreas. Nas regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, sudoeste e sul, a umidade que vem da Amazônia é o principal responsável por manter intensa a nebulosidade e a chuva.


Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também devem influenciar o tempo no sul do estado. Esse aumento do teor de umidade, somado ao calor, contribui para que a chuva possa vir acompanhadas de trovoadas, principalmente nas regiões oeste e São Francisco, onde é esperada temperatura máxima de até 34°C.


Nas regiões norte, nordeste e Recôncavo é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que contribui para a chuva. Essa é a mesma previsão para Salvador e região metropolitana, onde o predomínio é de tempo chuvoso na maior parte do período. A temperatura nessas regiões deve variar entre mínima de 19°C (no norte) e máxima de 35°C (no nordeste).


Os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis se originam sobre o Oceano Atlântico e são mais frequentes no verão. Quando esse sistema avança para o continente, atingindo o Nordeste brasileiro, causam chuva para as regiões que ficam sob sua borda e céu claro para as que ficam sob seu centro.


Maré

A maré deve atingir a altura máxima no período entre 1h e 4h e entre 13h e 16h, com valores variando de 1,8 e 2,8 metros. Já a altura mínima deve ser registrada entre 7h e 10h e entre 19h e 22h, oscilando de 0,1 a 0,5 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima de até 1,5 metros.


Radiação ultravioleta

A aproximação do verão no Hemisfério Sul gera maior incidência da radiação solar e, consequentemente, aumento dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Além disso, é nesta estação que a temperatura se eleva e a chuva é mais intensas e de curta duração.


Os IUVs previstos para o período de sexta a domingo (19 a 21), variam de 12 a 13, classificados na categoria ?extrema?, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, como usar protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.