Convocação da Seleção: confira o que muda em relação à 1ª lista de Ancelotti
Ancelotti faz mudanças pontuais na convocação e aposta em novos nomes para últimos jogos das Eliminatórias
Por Lucas Pereira.
O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, fez sua segunda convocação de atletas nesta segunda-feira (25) e trouxe novidades à equipe que vai fazer as duas últimas partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Aratu On fez um comparativo com as mudanças e manutenções das duas listas do italiano; veja!
Havia muita expectativa para essa segunda lista de Carlo Ancelotti, uma vez que o Brasil já está classificado para o Mundial após vencer o Paraguai na última rodada. Contra Chile e Bolívia, a tendência é que ‘Carletto’ faça testes na equipe titular.
Pré-selecionado, o meia Jean Lucas, do Bahia, foi observado de perto pelo treinador da Seleção no jogo deste domingo (24), quando o Esquadrão venceu o Santos na Arena Fonte Nova. O meia Neymar não jogou após ter tomado o terceiro cartão amarelo na goleada sofrida para o Vasco. O camisa 10 também não foi incluído na convocação.
+Ancelotti recebe camisa das mãos de Ceni na Arena Fonte Nova
Apesar de diversos torcedores apontarem para a possibilidade do lateral Luciano Juba (Bahia) e do goleiro Gabriel Brazão (Santos) ganharem uma oportunidade, ambos setores quase não tiveram mudanças.
Goleiros e defensores
Na posição de goleiros, Ancelotti manteve os mesmos convocados nas duas listas: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians). Ídolo do Liverpool, o ex-goleiro do Inter é presença mais que cativa na Seleção Brasileira desde os tempos de Tite. Hugo é outro que vem se destacando, apesar da conturbada fase do Timão.
Já a escolha por Bento mostra a confiança no atleta, que não vive um momento positivo no clube de Cristiano Ronaldo, especialmente após falhar na final da Supercopa Saudita, dando o título para o Al-Ahli.
Nas laterais, Ancelotti também optou por manter a base com:
LD: Wesley (Roma) / Vanderson (Mônaco)
LE: Alex Sandro (Flamengo)
Duas mudanças aconteceram em relação à última convocação: Carlos Augusto (Inter de Milão) deu lugar a Caio Henrique (Mônaco). Outra inclusão foi de Douglas Santos, jogador do Zenit, que joga como lateral-esquerdo, mas também consegue jogar na zaga.
Mudanças e manutenções na zaga
No coração da defesa, a zaga, Ancelotti manteve a dupla titular nos últimos jogos — Marquinhos (PSG) e Alexsandro Ribeiro (Lille) — mas trouxe novos nomes para compor a convocação. Saíram Beraldo (PSG), Danilo e Léo Ortiz (Flamengo), para a entrada de Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Gabriel Magalhães (Arsenal). Este último, inclusive, retorna após se recuperar de uma lesão na coxa, que o tirou dos jogos entre abril e julho.
Novidades entre os meio-campistas
No meio-campo, Ancelotti também manteve a grande maioria dos convocados da última lista, com Joelinton (Newcastle), Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle) e Casemiro (Manchester United). Além de uma reorganização na posição (foram cinco convocados agora contra seis na última vez), a principal mudança foi a saída de Gérson (Zenit) para a entrada de Lucas Paquetá (West Ham), após o atleta ser absolvido das acusações de manipulação esportiva em apostas.
Testes no ataque da Seleção
Por fim, a convocação de Carlo Ancelotti promoverá novidades e testes no ataque brasileiro. Com a opção de não levar Vini Jr. nesta lista — suspenso para o jogo contra o Chile e poupado para a Bolívia — a comissão técnica fez duas mudanças na lista: Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão com o Cruzeiro; e João Pedro, campeão do Mundial de Clubes com o Chelsea, tendo feito ótimas atuações com a camisa dos Blues.
Os demais são: Estevão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham) e Matheus Cunha (Manchester United).
Na coletiva após o anúncio, Carlo Ancelotti explicou as mudanças feitas na convocação:
“É uma lista que mudou um pouco em relação à primeira convocação, contra Equador e Paraguai. Tem nove jogadores que não estão agora [ …] Não estão porque a ideia que tenho é conhecer novos jogadores que eu não conheço bem em relação a perfil pessoal. Tecnicamente eu conheço todos os jogadores, todos. Quero conhecer outros que podem ajudar a Seleção a fazer as coisas bem.”.
Brasil nas Eliminatórias da Copa
Atualmente em terceiro lugar nas Eliminatórias, o Brasil vai enfrentar o Chile no dia 4 de setembro, no Maracanã; e a Bolívia, fora de casa, no dia 9.
Com vaga garantida no próximo Mundial, que acontece nos Estados Unidos, México e Canadá, o time de Carlo Ancelotti busca agora terminar na melhor posição possível na competição classificatória. Com a Argentina, atual campeã Mundial, isolada na primeira posição, com 35 pontos, o Brasil almeja a segunda posição da tabela, ocupada pelo Equador, que tem 25 pontos, mesma pontuação do Brasil.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).