Bahia foca em jogo atrasado contra o Inter; Everton Ribeiro volta a treinar
Em jogo atrasado, o Bahia enfrenta o Inter nesta quarta-feira, ainda sem Everton Ribeiro, que voltou a treinar nesta terça
Por Lucas Pereira.
Após a goleada de 4x0 sobre o Grêmio, no domingo (19), o Bahia teve folga na segunda-feira e teve uma sessão de treinamento nesta terça-feira, visando o jogo atrasado contra o Internacional, da 14ª rodada da Série A, que acontece nesta quarta-feira (22), na Arena Fonte Nova. O meia Everton Ribeiro voltou a treinar após ser liberado pelos médicos.
O camisa 10 Tricolor foi submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer na tireoide, no dia 6 de outubro e desde então ficou longe das atividades do Bahia, nos jogos contra o Vitória e o Imortal Gaúcho. Everton retornou às atividades na academia, acompanhado pelos médicos, mas não deve estar em campo contra o Inter.
Quanto à atividade de campo comandada por Rogério Ceni, os jogadores assistiram ao vídeo com erros e acertos contra o Grêmio, antes de ir para ao treino prático. Depois, no campo 1, o elenco foi dividido em quatro times dentro de dois espaços. A comissão técnica liderou um exercício técnico em espaço reduzido.
Os titulares contra o time gaúcho saíram mais cedo. Os demais ficaram para mais duas atividades, a primeira delas foi um treinamento tático em metade do campo. A segunda foi uma mini-partida de 8×8, com a presença de um coringa. Alguns atletas, nos minutos finais. aprimoraram cobranças de falta frontais.
Além de Everton, o meia Caio Alexandre fez atividade na academia. Erick Pulga fez um trabalho de transição. Por sua vez, o lateral esquerdo Luciano Juba, recuperado de lesão na coxa, participou normalmente do trabalho em campo com os demais companheiros.
O Bahia, atual sexto colocado, enfrenta o Internacional às 19h30 em busca de diminuir a distância para o Mirassol, primeiro time no G4 — atualmente seis pontos separam as duas equipes.
Um resultado positivo diante dos gaúchos pode ainda ser positivo para o maior rival, o Vitória. Isso porque os Colorados estão na 14ª posição, com 35 pontos, quatro a mais que o Leão, primeiro time na zona de rebaixamento (17º lugar). Vale pontuar que Inter e Vitória se enfrentam na 32ª rodada, no dia 5 de novembro, no Barradão.
Everton Ribeiro e o câncer na tireoide
Diagnosticado com câncer na tireoide em setembro, Everton, juntamento com os médicos, decidiu por fazer a operação durante a Data Fifa do começo de outubro, conforme o atleta explicou em suas redes sociais.
Em entrevista ao Fantástico, o jogador do Bahia Everton Ribeiro disse que chorou sozinho dentro do quarto, após o diagnóstico de câncer na tireoide. 'Foi assustador, né? No começo eu nem falava essa palavra, né? Câncer. Pra mim é muito forte', disse o atleta.
A tireoide é uma glândula importante, em formato de “borboleta”, localizada na parte frontal do pescoço, logo abaixo da base da garganta. Ela produz hormônios (T3, T4) que regulam metabolismo, energia, temperatura corporal, batimentos cardíacos, crescimento, entre outras funções.
O câncer de tireoide ocorre quando há crescimento descontrolado de células na tireoide, formando um tumor. Existem diferentes tipos, conforme o tipo de célula de origem, gravidade, velocidade de crescimento.
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 16.660 novos casos de câncer de tireoide por ano, sendo, aproximadamente, 2.500 em homens e 14.160 em mulheres. Isso dá uma taxa estimada de 2,33 casos por 100.000 homens e 12,79 por 100.000 mulheres.
Ou seja: embora acometa também os homens, é muito mais frequente em mulheres. Há uma proporção de aproximadamente 4 mulheres para cada homem nos casos diagnosticados.
No dia 8 de outubro, o câncer, dessa vez na próstata, foi responsável pela morte de outro futebolista de renome: o técnico do Boca Juniors Miguel Ángel Russo, de 69 anos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).