Arbitragem diz que grama da Fonte Nova estava sem condições e pintada
Além da arbitragem dizer em súmula que a grama da Fonte Nova estava "pintada para esconder imperfeições", os treinadores de Bahia e Palmeiras falaram do tema
Por Lucas Pereira.
Apesar de voltar a vencer na Série A após mais de um mês, os holofotes do jogo Bahia x Palmeiras, que terminou em 1x0 para o time baiano, seguem no gramado da partida. Na súmula do jogo, a arbitragem disse que a grama da Fonte Nova estava sem condições para a prática do futebol e que estava pintada para cobrir as imperfeições.
“Informo que o gramado do estádio Arena Fonte Nova não apresentava boas condições para a prática do futebol, estando em estado regular. Relato também que o gramado apresentou praticamente em sua totalidade muita tinta na cor verde para cobrir suas imperfeições”, escreveu o árbitro Anderson Daronco.
Ao final da partida, o técnico palmeirense Abel Ferreira reclamou do estado do gramado, alegando que a qualidade do campo prejudicou a proposta de jogo da equipe paulista. “É inadmissível que um campeonato da dimensão do Brasileiro tenha gramados assim. O jogo perde em velocidade, em qualidade, e os atletas ficam mais expostos a lesões”, disparou em entrevista coletiva após a partida.
Diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros também falou sobre a condição do gramado, afirmando que o clube irá entrar com uma reclamação na CBF: "Sempre que o Palmeiras faz uma reclamação, é pelo bem do futebol. É para tentar fazer com que o futebol brasileiro evolua. Em momento algum, nós culpamos o campo ruim da Fonte Nova pelo resultado de ontem. Tanto que nós já falamos sobre a qualidade do gramado antes mesmo de a partida começar. O Abel falou a respeito na entrevista pré-jogo e eu informei alguns repórteres que estavam no estádio que faríamos uma queixa formal à CBF", disse em entrevista ao GE.
Treinador do Bahia, Rogério Ceni rebateu as críticas e ainda afirmou que um gramado ruim é favorável ao time do Palmeiras, visto que seu padrão de jogo é a “ligação direta”. “Para o Palmeiras, é melhor gramado ruim porque só fazem ligação direta, quase. [...] A característica de jogo deles é Weverton-Flaco-Vitor Roque”.
O comandante do Esquadrão ainda alfinetou o português ao lembrar da discussão entre lesões e o uso de grama sintética, a mesma usada no Allianz Parque, estádio do Palmeiras: “Sobre lesão, me desculpa, mas para quem joga em gramado sintético reclamar de lesão em gramado natural, aí fica feio”.
Grama da Fonte Nova
Apesar de toda a discussão envolvendo a grama da Fonte Nova, a empresa responsável pela manutenção do campo, a Greenleaf, informou que apesar da coloração diferente, os indicadores técnicos “permaneceram em total conformidade com os padrões estabelecidos”.
“A intervenção mais recente de manutenção realizada no gramado da Arena Fonte Nova resultou em um impacto temporário em sua coloração estética. Ressaltamos que todos os principais indicadores técnicos do gramado permanecem em total conformidade com os padrões estabelecidos, sendo realizadas medições diárias para assegurar a manutenção desses parâmetros.
Especificamente, os parâmetros de tração, compactação, resistência e nível de umidade estão dentro das especificações ideais, assegurando a integridade estrutural e funcional da superfície para uso. A recuperação completa da tonalidade visual esperada ocorrerá em breve.
Foi realizada uma intervenção de manutenção no gramado. Embora essa atividade tenha impactado temporariamente a coloração estética da cobertura vegetal, os principais indicadores técnicos de tração, compactação, resistência e umidade permanecem dentro dos padrões de conformidade estabelecidos.”
Bahia no Campeonato Brasileiro
Com o resultado diante do Palmeiras, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia soma 40 pontos na competição (tendo ainda um jogo a ser disputado). São 11 vitórias, 7 empates e outras seis derrotas, que colocam o Esquadrão na 6ª colocação.
Para alcançar o objetivo de garantir vaga direta na Libertadores, o time de Rogério Ceni precisa se manter na parte de cima da tabela e, principalmente, mirar o G-4. Historicamente, a marca para entrar no seleto grupo que garante vaga direta gira em torno dos 63 a 65 pontos.
Na prática, o Esquadrão precisaria de uma campanha sólida: algo como vencer sete a oito jogos, além de conquistar pontos importantes fora de casa, seja com vitórias ou empates contra adversários diretos. A consistência como mandante, na Arena Fonte Nova, também será determinante para alcançar a meta.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).