O que o Bahia precisa fazer para garantir vaga direta na Libertadores?
O Bahia precisa fazer uma campanha mais sólida e consistente para garantir vaga direta na Libertadores
Por Dinaldo dos Santos.
Em meio à nova era gerida pelo poderoso Grupo City, paira o questionamento do torcedor do Esquadrão de Aço: o que o Bahia precisa fazer para garantir vaga direta na Libertadores?
A expectativa da nação tricolor é grande, mas dentro de campo, em atuações recentes, o time não tem correspondido no sentido de conquistar esse objetivo. Nesta quarta-feira (24), sofreu uma derrota, de virada, para o Vasco, jogando no São Januário.
Com o revés, o time acumula quatro jogos seguidos, na competição, sem vencer. Recentemente, empatou com o Ceará, fora de casa; perdeu para o Cruzeiro, de virada, na Arena Fonte Nova; e levou uma goleada de 5 a 1, diante do Mirassol, jogando na casa do adversário. A última vez que o Tricolor ganhou uma partida foi contra o Santos, há um mês, como mandante.
Apesar do momento ruim, o Bahia ocupa a 6ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 37 pontos conquistados em 23 rodadas, mantendo chances reais de brigar por uma vaga direta na fase de grupos da competição de 2026.
Mas o que o Bahia precisa para garantir vaga direta na Libertadores?
Para alcançar o objetivo de garantir vaga direta na Copa Libertadores, o time de Rogério Ceni precisa se manter na parte de cima da tabela e, principalmente, mirar o G-4. Historicamente, a marca para entrar no seleto grupo que garante vaga direta gira em torno dos 63 a 65 pontos.
Isso significa que, nas 15 rodadas restantes, o Bahia terá de somar ao menos 26 a 28 pontos – um aproveitamento acima dos 57%.
Na prática, o Esquadrão precisaria de uma campanha sólida: algo como vencer oito ou nove jogos, além de conquistar pontos importantes fora de casa, seja com vitórias ou empates contra adversários diretos. A consistência como mandante, na Arena Fonte Nova, também será determinante para alcançar a meta.
Outro fator que pode influenciar é o desempenho dos clubes envolvidos em outras competições. Se times como Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro conquistarem a Libertadores ou a Copa do Brasil, o G-4 pode se transformar em G-5 ou até G-6, ampliando as chances do Bahia entrar direto na fase de grupos.
Com 37 pontos já garantidos, apesar do desempenho oscilante até aqui, o Bahia depende de si para sonhar alto. O torcedor, por sua vez, tem motivos de sobra para ficar tenso, quando observada a queda de rendimento do time. Porém, a vaga direta para a Libertadores de 2026 pode, sim, ser alcançada com uma reta final consistente.
LEIA MAIS: Quando voltam Pulga, Caio e Ademir? Torcedores do Bahia sofrem com lesões
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).